domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tapete (dica vídeo) e porta papel higiênico (pap)

Olá, meus amores!

Resolvi fazer esse tapete pelo vídeo da Elaine (http://elainecroche.blogspot.com/

). Não tenho, infelizmente, habilidade com esse lance de filmagem, mas amo vídeos. Assisto os vídeos de crochê até de coisas que creio nunca irei fazer. Vendo outra pessoa fazer aprendo muito, às vezes um detalhezinho, de uma coisa que fiz a vida toda achando que estava certo, muda o resultado final...

Tapete porta papel crochê_01

Usei agulha 4 mm e sobras de barbante.

Segui o vídeo da Elaine que, como sempre, está impecável. Ocorre que nessa de usar as sobras de linha (é gente, ainda não terminei essa saga e algo me diz que ela vai longe...), fiz a flor com barbante n° 6 e a parte cru com barbante n° 4. Na parte dos squares não senti problema nesta mistura. Já quando fui fazer a volta... vejam o que aconteceu:

Tapete porta papel crochê_02

Percebi que fazer pa sobre pa não iria funcionar pra mim.

Então decidi mudar esse acabamento e ficou assim:

Tapete porta papel crochê_03

Esse ponto é bem conhecido: fazer no mesmo ponto, 1 pa, 2 corr, 1 pa, pular 3 p de base e repetir em toda a volta. Perceba na foto que mantive os cantos como no square.

Normalmente esse ponto é feito pulando 2 p de base, mas como a minha linha era mais grossa, pra resolver o problema pulei 3 p e deu certo.

Fiz ponto sobre ponto (repeti o mesmo ponto) na 2ª e 3ª carr e depois passei uma volta com o barbante cru fazendo picôs (se não sabe fazer, dê uma olhada no blog da Elaine que tem vídeo, super simples e bonito).

Detalhe da flor:

Tapete porta papel crochê_04

Como achei o tapete uma graça, quis fazer um complemento e fiz um porta papel higiênico.

Tapete porta papel crochê_05

Fiz 3 squares iguais aos do tapete. Primeiro juntei como para o tapete.

Tapete porta papel crochê_06

Não gostei do resultado. Desfiz e fiz uma volta de vermelho usando o mesmo ponto do tapete. Já no 2° square fiz a volta unindo.

Tapete porta papel crochê_07

Já para a parte de trás, como ela fica escondidinha mesmo, decidi usar um punhado de sobras que tinha de cor cru. Na foto aparece um outro porta papel, que já fiz há um bom tempo, e que usei de base pra acertar no tamanho. Acho muito valido se basear no que deu certo (principalmente quando não temos prática e estamos inventando...rsrs).

Tapete porta papel crochê_08

Fiz uma rede na largura do square da frente. Foram 8 quadrados (furinhos da rede) por carr e fiz 44 carr. Vejam que a parte de trás ficou maior que a da frente.

Tapete porta papel crochê_09

Pra fazer a união da parte de trás com a frente resolvi usar o barbante vermelho. Fiz uma carr do acabamento vermelho, em 1/3 e em 2/3 do trabalho, fazendo a união com a parte da frente.

Tapete porta papel crochê_10

Vejam como ficou a parte de trás com o papel dentro.

Tapete porta papel crochê_11

Na parte de cima fui repetindo o motivo vermelho, diminuindo um motivo de cada lado, até sobrar uma pontinha, onde enrolei duas voltas de fio no dedo, e cobri estas duas voltas com pb formando uma argolinha.

Tapete porta papel crochê_12

Bom meninas, o resultado foi este:

Tapete porta papel crochê_13

Gostei do conjunto. Quis mostrar neste post que, ao contrário do que minha amiga pensa, eu erro muito, e sempre, mas não desisto da peça por conta de um erro. Tento usar a criatividade pra fazer dar certo. Quando não consigo deixo o projeto de lado e faço um outro, e assim que acabo, volto ao projeto de erro e tento novamente. Na maioria das vezes fico satisfeita com o resultado (confesso que não sou a exigência em pessoa, viu? rsrs).

Por hoje é isso.

Bjs

Com amor,

Mara

Abreviaturas e explicações:

Anel mágico – vejam vídeo http://carolinacroche.blogspot.com.br/2012/07/video-aula-circulo-magico.html

Corr – corrente

pb – ponto baixo

pa – ponto alto

mpa – meio ponto alto

pad – ponto alto duplo

Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/ e http://elainecroche.blogspot.com/ .

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tapete oval - Receita

Olá, meus amores!

Espero não cansar vocês com meus “reaproveitamentos de linhas”. Pois, ao contrário de muita gente, fico angustiada quando estou com o armário cheio de sobras. Adoro fazer coisas novas, projetos é que não faltam, mas os restinhos têm que ser usados.

E com a sobra de 2 tons de roxo fiz este tapete


Usei agulha 4 mm e sobras de barbante.
Segue a receita pra quem quiser fazer essa gracinha.

1ª cor:
Inicie fazendo 62 corr.
Faça 1 pa em cada uma das 62 corr (o 1º serão 3 corr), 5 corr, continue o trabalho do lado de baixo (o outro lado da corr inicial) e faça novamente 1 pa em cada uma das corr de base (= 62 pa), termine com 5 corr e 1 pbxm no inicio do 1° pa.
Serão feitas mais 2 carr, nas laterais serão iguais (pa sobre pa), nas pontas faça na 2ª carr 3 pa, 5 corr, 3 pa e na 3ª carr faça 1 pa sobre cada um dos 3 pa, sobre as 5 corr faça 3 pa, 3 corr, 3 pa, e mais 3 pa sobre os outros 3 pa.


2ª cor:
Nesta carr serão distribuídos conjuntos de 2 pa intercalados por 2 corr. Faça com bastante atenção está primeira carr pra não ter problemas nas próximas.
São nos intervalos de 3 corr das pontas serão 2 conj de 2 pa. Nas laterais serão 19 cj de pa, iniciando no 1° pa próximo ao intervalo de 3 corr das pontas.
Serão feitas mais 4 carr. Nas pontas trabalhe os 8 conj centrais da seguinte forma: 1ª carr: 2 pa no mesmo p, 1 pa, 1 corr; 2ª carr: 1 pa, 2 pa o mesmo p, 1 pa; 3ª carr: 1 pa, 2 pa no mesmo p, 1 pa, 2 pa no mesmo p; 4ª carr: 1 pa 4 vz, 2 pa no mesmo p, 1 pa. Nas laterais trabalhe ponto sobre ponto (igual a 1ª carr durantes as próximas 4 carr) serão 13 conjuntos de cada lado.


1ª cor:
Gente, sou meio atrapalhada e nessa parte sambei pra distribuir os pontos da forma correta...rsrs
O trabalho terá 4 conjuntos de corr nas pontas e 2 conjuntos nas laterais, intercalos com um conjunto de leque.
Inicie antes do grupo de 8 conj de uma das pontas. Sobre este conj de 2 pa (último de uma das laterais) faça 2 pa sobre o 1° p e 1 pa sobre o 2° ponto (este será o inicio do leque). O conjunto de arcos deverá conter 9 arcos e será feito 1 cj sobre cada dois blocos da carr anterior (ou seja ficarão 4 conjuntos de arcos em cada uma das pontas): 3 corr, 1 pb no intervalo de 2 corr, 3 corr, 1 pb no 2° p, 1 pb no 4° p, 2 pb no 6° p, 3 corr, 1 pb no intervalo de 2 corr, 3 corr, 1 pb no 2° p, 1 pb no 4° p, 2 pb no 6° p, 3 corr, 3 pa no intervalo de 2 corr  (ficarão 9 arcos contando o 1° e o último que fica próximo aos pa). Nas laterais pegue da seguinte forma: 3 corr, 1 pb no 1° pa, 3 corr, 1 pb no próximo intervalo de 2 corr, 3 corr, 1 pb, no 2ª pa, 3 corr, 1 pb no intervalo de 2 corr, 3 corr, 1 pb no próximo intervalo de 2 corr, 3 corr, 1 pb no 2° pa, 3 corr, 1 pb no 1° pa, 3 corr, 1 pb no próximo intervalo de 2 corr, 3 corr. Não esquecer que entre um conjuntos e outro de arcos tem o inicio do leque.
Se esta carr sair certinha o resto é “mamão com açúcar”...
Nos blocos de arcos basta ir fazendo 3 corr, 1 pb em cada arco. Com isto a cada carr será feita uma diminuição, ficando na 6ª carr apenas um arco.
Nos blocos de leques serão feitos aumentos de pa conforme abaixo (onde a quantidade de pa estiver marcada entre parênteses faça 2 pa no mesmo ponto de base:
1ª carr: (2 pa), 1 pa (esta é a carr inicial desta cor);
2ª carr: (2 pa), 1 pa, (2 pa);
3ª carr: (2 pa), 1 pa 3 vz, (2 pa);
4ª carr: 1 pa, (2 pa), 1 pa 3 vz, (2 pa), 1 pa;
5ª carr: 1 pa, (2 pa), 1 pa 2 vz, (2 pa), 1 pa 2 vz, ( 2 pa), 1 pa;
6ª carr: 1 pa, (2 pa), 1 pa 2 vz, (2 pa), 1 pa 2 vz, ( 2 pa), 1 pa 2 vz, (2 pa), 1 pa;
7ª carr: (2 pa), 1 pa 2 vz, repetir terminando com (2 pa) = 22 pa

2ª cor:
Para o acabamento faça picôs sobre os blocos de leques (1 pb, 3 corr, 1 pb na 1ª corr, 1 pb no próximo ponto) = 11 picôs em cada leque, 3 corr, 1 pb sobre o arco final do bloco de arcos, 3 corr, repetir até o fim.

Pra você que acha difícil seguir a receita escrita, tem gráfico no blog da Karina http://crocheemagia.blogspot.com.br/.

Bjs
Com amor,
Mara

Abreviaturas e explicações:
Corr – corrente
pb – ponto baixo
pa – ponto alto
mpa – meio ponto alto
pad – ponto alto duplo
Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/ e http://elainecroche.blogspot.com/ .

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Toalha retangular - Receita

Olá, meus amores!

De volta ao reaproveitamento das sobras de linha fiz está toalha.

01_Toalha sobras linhas

Usei agulha 2,5 mm e sobras de linha anne.

O ponto central é bem meigo e gostoso de fazer. Se você tiver linha branca suficiente poderá fazê-lo todo em branco e as voltas coloridas.

02_Toalha sobras linhas

Este ponto é feito com um múltiplo de 19 mais 12 corr. A minha fiz com 69 corr iniciais (você poderá fazer com 88 ou 107 corr, se quiser mais largo).

1ª carr: após fazer as corr iniciais faça 3 corr para virar e inicie o trabalho a partir da 3ª corr inicial (ou seja, no 6° ponto a contar da agulha). Faça 1 leque neste ponto (3 pa, 2 corr, 3 pa), pule 4 corr, faça mais 1 leque, pule 3 corr, no ponto seguinte faça um “V” (1 pa, 2 corr, 1 pa), pule 2 corr, mais um “V”, pule 2 corr, mais um “V”, pule 3 corr e repita a partir do 1° leque. Após a última sequência, termine a carr com 1 leque, pule 4 corr, 1 leque, pule 2 corr, 1 pa.

Repita sempre a 1ª carr, iniciando com 3 corr e terminando com 1 pa.

Trabalhe até atingir a altura desejada. Trabalhei minha toalha por um total de 76 carr.

03_Toalha sobras linhas

Estas carr podem ser feitas 1 de cada cor se você dispuser de várias sobras com uma certa quantidade de linha. Pois, achei que este ponto consome bastante linha.

1ª à 5ª carr: 3 paj, 1 corr.

6ª carr: 1 pb, 1 corr, pule os 3paj da carr anterior.

04_Toalha sobras linhas

Como eu queria um certo tamanho da toalha e vi que a linha estava terminando, decidi mudar o ponto e fiz em arcos de corr.

7ª carr: 1 pb, *5 corr, pule 1 intervalo de 1 corr, 1 pb no próximo intervalo*. Repita de * a *. Termine com 2 corr e 1 pa pegando no 1° pb.

8ª carr: 1 pb, *5 corr, 1 pb no próximo arco*. Repita de * a *. Termine com 2 corr e 1 pa pegando no 1° pb.

9ª e 10ª carr: 1 pb, *6 corr, 1 pb no próximo arco*. Repita de * a *. Termine com 3 corr e 1 pa pegando no 1° pb.

11ª e 12ª carr: 1 pb, *7 corr, 1 pb no próximo arco*. Repita de * a *. Termine com 3 corr e 1 pad pegando no 1° pb.

13ª carr: 1 pb, * 3 corr, 1 picô (= 3 corr, 1 pb na 1ª corr), 3 corr*, 1 pb pegando no próximo intervalo*. Repita de * a *. Termine com 1 pbxm no pb inicial.

Bjs

Com amor,

Mara

Abreviaturas e explicações:

Anel mágico - Faça um argola na linha como se você fosse iniciar o nó da primeira correntinha. Nesta argola trabalhe os pontos conforme solicitado.

Corr – corrente

pb – ponto baixo

pa – ponto alto

mpa – meio ponto alto

pad – ponto alto duplo

Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/ e http://elainecroche.blogspot.com/ .

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Toalha Redonda com Flores - Receita



Olá, meus amores!

Há muito que queria fazer uma toalhinha assim cheia de florzinhas. É lógico que sendo eu do jeitinho que sou não ia ser uma “toalhinha”, né?
Vejam como ficou minha toalha:



Fiz baseada em uma toalha que achei no blog da Mirian (http://mirian-crochet2.blogspot.com/), procure como “Toalhinha Forget me not”. Se você ainda não conhece esse blog vale a pena ir dar uma espiada, tem muita receita show.



O que fiz foi duplicar a parte branca. Deixando a toalha bem maior. Ocorre que quando estava colocando as flores comecei a achar que o centro estava muito “branco” (talvez por ser branco...rsrs), e quando terminei de coloca-las decidi fazer 2 voltas em roxo (veja detalhe), fazendo pb sobre pb. Gostei do resultado. Além de dar um toque de colorido ficou em relevo.

As flores fiz assim:
Amarelo: fazer em um anel mágico, 5 corr, * 1 pa, 2 corr* (repetir até obter o equivalente a 6 pa)
Roxo: 4 corr, 2 pad, 2 corr, 2 pad, 3 corr, 1 pb no 1° arco de 2 corr, nos demais fazer 1 pb, 3 corr, 2 pad, 2 corr, 2 pad, 3 corr, 1 pb (no intervalo da 3ª, 4ª e 5ª pétalas fazer a união – 1 corr, 1 pb pegando, 1 corr).

Se for fazer faça sem pressa. Pois, as pontas das flores parecem não ter fim... rsrs

E, pra não esquecermos, mais uma participação da cunhada:




Este ela fez pela receita abaixo:


Simples e bonito, não acham?

Bjs
Com amor,
Mara

Abreviaturas e explicações:
Anel mágico - Faça um argola na linha como se você fosse iniciar o nó da primeira correntinha. Nesta argola trabalhe os pontos conforme solicitado.
Corr – corrente
pb – ponto baixo
pa – ponto alto
mpa – meio ponto alto
pad – ponto alto duplo
Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/ e http://elainecroche.blogspot.com/ .
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...