sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Capa para galão de água - pap

Olá pessoal,

Uma peça pra dar um colorido a mais.

Não é muito simples trabalhar com este tipo de linha e ganhei mais alguns tubos de uma pessoa muito querida que não conseguiu se adaptar. Quem usa sabe que ela é meio difícil mesmo. Escapa da agulha com facilidade. Mas, acho que vale insistir. Com jeitinho a gente pega prática e é possível fazer peças lindíssimas.

Material usado:
- fio 100% polipropileno de várias cores
- agulha para crochê nº 2,5 mm

Square flor
 6 corr, fechar
1ª carr: dentro da argola fazer *1 pa, 2 corr*, repetir de *a* mais 7 vezes (= 8 pa)

2ª carr: em cada intervalo de 2 corr fazer 1 pb, 1 mpa, 3 pa, 1 mpa, 1pb.

3ª carr: pegando por trás no pa da 1ª carr faça 1 pb, 4 corr em cada ponto alto.

4ª carr: em cada arco de 4 corr fazer 1 pb, 1 mpa, 4 pa, 1 mpa, 1pb.
5ª carr: pegando por trás no pa da 1ª carr faça 1 pb, 5 corr em cada ponto alto.
6ª carr: em cada arco de 5 corr fazer 1 pb, 1 mpa, 6 pa, 1 mpa, 1pb.

Passe para a cor verde:
Sobre o alto da pétala introduza a linha e faça 7 corr, no alto da próxima pétala faça no mesmo lugar 3 pad fechados juntos, 4 corr, 4 pat fechados juntos, 4 corr, 3 pad fechados juntos, 7 corr, 1 pb no alto da próxima pétala, repita do inicio por mais 3 vezes formando um total de 4 cantos.
Obs: pad (ponto alto duplo = 2 laçadas); pat (ponto alto triplo = 3 laçadas).

Passe para a cor de fundo (usei um bege):
1ª carr: sobre o alto do pat de um dos cantos prenda o fio e trabalhe no mesmo lugar 3 pa, 2 corr, 3 pa, 1 corr, no próximo espaço 3 pa, 1 corr, no espaço seguinte, 3 pa, 1 corr, 3 pa, 1 corr, no próximo espaço 3 pa, 1 corr, 3 pa, 1 corr, no próximo espaço 3 pa, 1 corr, repita nos outros 3 cantos.

2ª carr: Trabalhe em cada canto um leque (3 pa, 2 corr, 3 pa) e nas laterais faça em cada intervalo de 1 corr 3 pa 1 corr. Esta segunda carr será trabalhada completa apenas no 1º squares. Nos demais você deverá aproveita-la pra unir no sentido lateral um square ao outro. Não esqueça de arrematar e queimar as pontas dos fios pra que não se soltem.

Fiz 7 squares e uni formando um circulo. Usei cores diversas nas flores. Você poderá fazer mais ou menos squares conforme o tamanho que desejar. O meu ficou com 46cm de largura (=92cm de circunferência).

De um dos lados do circulo continue o trabalho fazendo bloquinhos de 3 pa, 1 corr, sempre nos intervalos de 1 corr da carr anterior. Fiz minha peça com 30 carr, usando corer alternadas na parte de cima. Nas últimas 2 carr fiz diminuições pra melhor se adaptar ao circulo da tampa. Esta parte ficou parecendo uma saia, até que não é má ideia... rsrs

Pra tampa trabalhei um square igual os da barra até a carr verde. Na carr que seria o fundo trabalhei os bloquinhos sem fazer os cantos. Depois trabalhei em pa em toda a volta por 7 carr. Se necessário faça alguns aumentos. Na última conte a quantidade de pontos e quantidade de pontos do término da “saia” pra que fique fácil unir.

Entre a união da saia e da tampa trabalhei uma carr em ponto atrás na cor verde.

Na parte de baixo fiz um barradinho:
1ª carr (verde): toda em pb.
2ª carr (bege): *6 pa, 3 corr, pule 2 pb, 1 pb, 3 corr, pule 2 pb, 1 pb , 3 corr*. Repita de *a* em toda a volta.
3ª carr (bege): *2 pa sobre o 1º pa, 1 pa sobre cada um dos próximos 4 pa, 2 pa sobre o último pa, 2 corr, 1 pb no arco de 3 corr, 2 corr*. Repita de *a* em toda a volta.
4ª carr (bege): *1 pa sobre o 1º pa, 1 corr, 1 pa entre o 1º e o 2º pa da carr anterior, continuar fazendo 1 pa, 1 corr entre os demais pa da carr anterior terminando com 1 pa no último pa (= 9 pa), 1 corr*. Repita de *a* em toda a volta.
5ª carr (verde): *1 pb no intervalo de 1 corr, 1 picô (3 corr, 1 pb pegando na 1ª corr)*. Repita de *a* em toda a volta.

Pra finalizar em cada miolo de florzinha coloquei um botãozinho amarelo.

Um grande beijo,
Com amor,

Mara

Um comentário:

  1. Oi Mara,
    Tbm não curto muito crocheta com essa linha.É meio dificil manuseia -la .Mas vc acabou fazendo um bom uso.Ficou linda a capa!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...