segunda-feira, 27 de junho de 2016

Poncho Mara com capuz – passo a passo (poncho with hood crocheted)

Olá pessoal,



Hoje venho compartilhar com vocês esse maravilhoso poncho que fiz. Ficou um charme além de bem quentinho e confortável. Amei!


Material usado:
- 5 novelos de lã Imagine (100 g)
- 2 novelos de lã Merina Splash Shine
- agulha para crochê nº 6 mm

Vamos começar com o passo a passo do square que usei (são 20 quadrados):

Com o fio Imagine: Inicie com 6 correntes, faça 3 pontos altos (na 4ª, 5 ª e 6ª corrente), 6 corrente.


Vire o trabalho e faça 3 ponto alto (na 4ª, 5 ª e 6ª corrente), prenda com um 1 ponto baixíssimo no alto do 1º bloco (6ª corrente no inicio), suba 3 correntes e trabalhe 1 ponto alto em cada um dos 3 pontos altos seguinte, 6 correntes.





Continue virando o trabalho e repetindo o processo da carreira anterior, até obter 5 blocos ou 17 cm.





A partir daí caminhe com ponto baixíssimo retornando sobre os últimos 4 pontos altos e vá diminuindo, sempre trabalhando em carreira de ida e volta até completar o quadrado.
Cada quadrado ficou com cerca de 17 cm.




Em volta de cada quadrado trabalhe com o fio merina 1 carreira: 1 ponto baixo, 1 corrente (contornando todo o quadrado).



São 2 triângulos:
Para o triângulo trabalhe o quadrado até a metade (5ª carreira) e retorne fazendo 4 pontos altos na quina de cada degrau (preenchendo o espaço pra que fique reto).
Se desejar a frente mais aberta faça apenas 1 triângulo (para usar na parte das costas).



São 4 retângulos:
Na parte da touca usei 4 metades (retângulos). Nesses trabalhei 3 carreiras e fiz o retorno (diminuição).



Disponha todas as peças (do quebra-cabeças rsrs) antes de fazer a emenda, procurando dar uma harmonia entre os padrões que foram formados pela lã Imagine (conforme desenho).
Obs.: os 4 retângulos não estão no desenho, porque resolvi fazê-los depois como um complemento aos 4 quadrados da touca (gosto do capuz grande, pra cobrir mesmo a cabeça).


Depois de tudo bem distribuído é só ir unindo com a lã Merina, usando a agulha de crochê e fazendo ponto baixo juntando os dois lados de cada peça.


Finalizando com franjas em toda a volta (cuide pra não colocar muita franja pra que o trabalho não fique muito pesado).

É isso. Esse trabalho foi uma inspiração que tive no metrô e não tive sossego enquanto não coloquei mãos à obra rsrs Na minha opinião essa lã deu um toque especial a peça do jeito que imaginei. Uma delícia de tecer.

Uma dica: essa lã é bem diferente. No entanto, não sei se você irá encontra-la. Se for fazer com outra lã, atente para o tamanho do quadrado (17 cm) e procure usar uma agulha maior do que a especificada para a lã, pra que o trabalho não fique muito rígido.

Um grande beijo,
Com amor,

Mara

3 comentários:

  1. Ficou show! E está muito bem explicadinho. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Vi agora o teu email e fiquei triste de voc~e pensar que eu poderia estar zangada com você, Mara querida! Logo você, que sempre comenta tão lindo lá no meu blog - mesmo se não tivesse me mandado nenhum presente, continuaria tendo meu carinho e respeito. Não porque eu seja uma boa pessoa, mas porque você o é... Eu simplesmente imaginei que você poderia estar muito atarefada, ou tivesse se esquecido, ou não tivesse recebido meu email com o endereço - e tudo isso é bem menor do que a tua amizade. Mais uma vez obrigada - todo mundo que vem na minha casa elogia a tua toalhinha... Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mara obrigada pela sua visita.
    Então minha paixão pelo crochet irlandês veio para ficar. Só tenho que resolver o problema da dor no ombro para deslanchar mesmo...rsrs..
    Um abraço
    Silvana

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...